terça-feira, 29 de setembro de 2009

DIÁLOGO COM A FAMÍLIA!!

Prezados pais e responsáveis pelos estudantes da turma 141

Convido-os para iniciarmos uma reflexão através deste espaço virtual sobre a situação da educação atual, tanto familiar como institucional.
Lanço algumas questões, a fim de colocarmos em prática efetivamente nosso pensamento a respeito de aspectos importantes, que muitas vezes não nos damos conta, na vida e no relacionamento com nossos filhos. Filhos estes que já possuem um papel na sociedade, são estudantes, aprendentes e podem já conscientizar-se da importância de sermos cidadãos atuantes na sociedade em que vivemos e conseguirmos através de nossa ação efetiva transformá-la num espaço mais justo, de amor, de compreensão e solidariedade.
Então, lá vai:

1- Qual a importância da relação família - escola no processo de aprendizagem?

2- Que lugar ocupam os seguintes aspectos nas famílias hoje:
a) o diálogo
 b) a leitura de livros e jornais
c) o silêncio como forma de aprender
d) os limites

BOM!!! Acho que já é um ótimo começo!
Espero por vocês...

Professora Nadya Vorga


4 comentários:

meribono disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
meribono disse...

Bom
Eu mãe da Lívia, também sou professora e tanto na profissão como na família os limites tem um espaço fundamental.Na família na medida em que são colcoados, vão preparando nossos filhos tanto para viverem em harmonia com seus pares como no futuro possibilita a eles conviver em sociedade.Mas bem sei que não é tarefa fácil e sim tarefa em que temos que ser carinhosos , firmes e persistentes.
Um abraço à todos Anameri

Neide Tomás disse...

OI eu sou a Neide, mãe da Victória e do Victor.Ao meu ver Família e Escola passou a ser dois pontos de equilíbrio na vida das nossas crianças,sendo assim o que ela não tiverem em casa,refletirá na escola e o que tiver também acredito que a Escola seja uma extenção do Lar de muitas crianças, sendo que a Educação e os princípios são dados pelos Pais como o LIMITE, DIÁLOGOS, LEITURAS COMO UMA FORMA DE ESTREITAR ESPAÇOS ENTRE PAIS E FILHOS, CONSEGUINDO ASSIM UM TEMPO ONDE PODEREMOS TROCAR IDÉIAS E EXPERIÊNCIAS COM MUITO CARINHO E ATENÇÃO.

TURMA 141/2009 LA SALLE SÃO JOÃO disse...

Queridas Anaméri e Neide! Realmente, manter o equilíbrio entre vários aspectos na sociedade como se apresenta hoje não é tarefa fácil. Limites através do diálogo familiar, através do exemplo, principalmente, acredito que seja um aspecto fundamental no desenvolvimento afetivo e cognitivo dos estudantes. Para que isso aconteça é necessário a presença, o olhar de perto, a ponderação de determinadas situações e por aí vai...
Agradeço a participação. Abração!

Postar um comentário