sexta-feira, 18 de setembro de 2009

FILOSOFANDO 7

Recebemos no dia 16/09, como parte do projeto Filosofando na 4ª série, a filósofa Maria de Nazareth Agra Hassen. A Filosofia não está oficialmente presente no currículo da 4ª série como um componente específico, porém estamos desenvolvendo várias atividades relacionadas à filosofia e tendo a possibilidade de conhecer a vida e a trajetória de grandes pensadores da humanidade. Tudo começou com uma contação de história na biblioteca e transformou-se numa ação corriqueira da sala de aula, pois os pensadores e seus questionamentos sobre vida e conhecimento aparecem na sala, através da fala dos estudantes, como se fossem grandes amigos nossos, que nos visitam em nossa casa para tomar um mate, um café, ou iniciar uma conversa sobre, por exemplo: Por que estamos aqui hoje falando sobre Filosofia? Estou realmente emocionada com todas as nossas aprendizagens e curiosidades a respeito do conhecimento e nossa interação com ele. Afinal...Eu até estou perdendo o medo e a vergonha de perguntar e me arriscar em dizer algumas coisas que até hoje nunca diria... E vocês meus queridos aprendizes filosóficos...O que acham disso tudo? Enquanto pensam...curtam os momentos com Maria de Nazareth! Muito obrigada querida Nazareth, um grande beijo e esperamos que tenhas apreciado nos conhecer.

26 comentários:

*Luh* disse...

a maria de nazareth eh muito legal ela naum compra nada novo - roupa foi muito legal ela te vindo espero que ela escreva bastante no blog



beijos

Nazareth Ag Ha disse...

Oi, turma querida. Adorei ter estado com vocês, e o seu blog está mesmo bombando! Muito bacana. Olhem só: fiquei muito impressionada com a qualidade dos questionamentos de vocês, com os pensamentos muito sofisticados que estão produzindo, sob a orientação da professora Nadya. Nunca desistam de pensar, ok? Tem tanta gente grande no mundo que parece que não pensa... (Pois é, Luh, eu evito o quanto posso comprar coisas novas desnecessárias. Ser consumista gasta nosso tempo e não resolve os problemas mais importantes. Em compensação, plantar uns temperinhos num vaso e colher para colocar na comida... não é o máximo? Costurar uns paninhos e fazer uma capa original para uma poltrona... legal, né? A gente pode fazer muitas coisas com nossas mãos e o cérebro no comando!)
bjs a todos.

Julia Dalmaso disse...

Adorei a sua visita Maria de Nazareth obrigada pelos elogios! Adori o livro do platao!!!!!! Manda um abraço pro Juca !!!
bjs

♥Giovanna♥ disse...

Eu também acho.Da para fazer varias coisas mesmo como usar o cérebro e o pensamento de uma pessoa!!!!!
bjs ♥☻☺Giovanna♥☻☺

guilherme disse...

Oi Maria de Nazareth !!! Gostei muito que foi na mossa aula falar sobre os fílosofinhos...
A turma agradece pela visita.

♥Julia .v ♥ disse...

Eu gostei muito da Maria de Nazareth,ela é muito economica e recicladora,se todos fosem que nem ela o Meio amibiente estaria muito melhor.

Julia viannna

Melissa disse...

Gostei muito da sua visita ! Maria Nazareth foi muito enteressant obrigada beijo

Fernada c. e Lívia disse...

Nós concordamos com você Maria!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
Bjs

********Nati******** disse...

Primeiro. Muito Obrigado Maria de Nazareth por ter entrado no nosso BLOG.
Segundo. Eu também acho, essa coisa de ficar vendo televisão ou essas coisas de novela, nãi fazem o nosso cérebro ou a nossa mente pensar, o que nos faz mesmo pensar é lendo livros, fazendo coisas boas para as pessoas e para o Mundo, e por último o mais importante Estudar o máximo que puder, porque sempre que sempre que pensamos cada vez aprendemos mais e sempre temos cada vez mais perguntas para fazer aos outros!!!!


Muitos Beijos da ♣Nati♣

!♥♥♥Maria Clara♥♥♥ disse...

adorei a Maria de Nazareth, ela é muito querida e adorei o genero da Maria de Nazareth.

tomara que ela possa vir mais veses aqui na nossa sala de aula este ano é claro....


Maria Clara Fialho

вяυησ disse...

Oi Maria de Nazareth!
Obrigado por nos visitar e por postar no nosso blog!!



Tchau!














Bruno Rocha Giozza

Lívia Bonotto Rodigheri disse...

A filosofia é muito importante pra nós o pensar tambem♀☺☻♥♦♣♠•◘○
Beijos

☻☺fernanda fedatto☺☻ disse...

Eu gostei muito da visita da Maria de Nazareth ela é muito interesante e legal.
EU queria que ela visse denovo.

♥Victória♥&♥Sandra♥ disse...

Maria, denovo miuto obrigada por comentar no nosso blog!!
Eu, Victória também planto temperos no quinta e minha amiga Sandra separa o lixo para coleta Seletiva!!
Nós esperamos que tenha gostado dos nossos presentes: O Livro de desenhos, A Caneta e as flores!♥♥!!♥♥!!♥♥!!♥♥!!
Saiba que adoramos sua visita e que os livros dos Filosofinhos é show!!!
Você é muito legal todos nós te adoramos MUITO MESMO!!!(Continue ajudando o Meio Ambiente!!



1.001 Beijos das Alunas da Turma 141(Victória Tomás & Sandra Grasel

Anônimo disse...

Maria de Nazareth adorei tua visita e espero que você tenha gostado do nosso rap e adorei que tu comtou a hitória do pum foi ingraçada
e eu não sabia que o altor da hitória era filosofo achei muito bacana.


Rafael.Amaral.Leal

kevin disse...

eu adorei a visita da Maria de Nazareth porque ela é bem legal,engrasada e ela consegue insinar filosofia para qualquer pessoa que ela quiser e ela não compra muitas coisas para se tratar ela recicla quase tudo que ela tem.

♣♣Fernanda.C.S♠♠ disse...

Sua visita foi muito importante para nosso aprendisado.
BJS

Anônimo disse...

eu achei a visita dela muito importante pra mim e pra todos nós da turma



MATHEUS

DENYELL disse...

EU ACHEI INTEREÇANTE PORQUE ELA PERGUNTAVA PARA A GENTE UMAS PERGUNTAS QUE QUASE NÃO TINHAM RESPOSTAS.

Rafael M. disse...

eu gostei muito da visita da Maria De Nazareth ,ela nos falou de filosofia e da vida dela,ela falou que só reciclava as coisas,ela não tinha carro só andava a pé e de bicicleta e por fim nos leu um livro que a Maria mesmo que trouse o nome do livro era pum depois ela foi embora



Rafael M.

Anônimo disse...

Oi Maria de Nasare eu adorei atuavisita foimuitolegal e bem divertido.




yan turma 141

Pedro disse...

Eu achei muito legal o encontro com a Maria de Nazareth eu aprendi muito com ela e nós conversamos sobre os filosofinhos e ela até contou uma história do "pum" que foi bem engraçada más eu achei mais engraçada a fada Bundinha más eu gostei mais ainda de falar de filosofia e o filosofo que e eu mais gostei de falar foi Sigmund Freud e eu achei bem importante falar com ela porque assim vamos poder chegar na olímpiada de filosofia sabendo mais do que sabíamos antes de falarmos com ela porque agora nós vamos com mais sabedoria e com um Rap super show e eu acho que nós vamos fundo com esse trabalho e eu agradeço bastante com ela e nós vamos brilhar na olímpiada.
Maria de Nazareth obrigado por ter nos visitado,ler a história,falar com nosco e eu adorei descer contigo e eu queria que tu voltaste.

nilo disse...

Oi, Maria de Nazareth!
Eu gostei muito da sua visita, mas eu não estava, mas a professora falou sobre o que ela falou, então espero que vc venha de novo, para eu te conhecer melhor!

Nilo Fernando Fleury Guizzardi

Anônimo disse...

eu achei muito interessante eu tava praticamente na area vip tava bem na frente éla leu uma historia sopre pum eu ri muito foi bom o encontro com ela porque nos aprendemos muito com ela éra muito economica ela so tinha coisas usadas na casa dela ale das coisas que ela ganhado que nem a bike dela que pena que ela ficou so uma duas horas eu queria que ela ficasse mais ela disse que iria de bike mas estava chuvendo .Ela contou varias estorias tinha uma fotografista .

thiago malanga

♥Sandra♥ disse...

A visita da Maria de Nazareth foi muito bom agente fazia perguntas e nenhuma tinha respostas quase...Gostaria que voce viesse denovo para nos visitar e eu também adorei ter decido com você.Foi muito legal você ter vindo e foi bem engraçada o historia que você leu para agente Muito Obrigada por ter nos visitado ♥bjos♥


t:141

Nazareth Ag Ha disse...

Oi, pessoal, voltei ao blog para agradecer as manifestações de vocês, além de reafirmar que gostei demais do rap e que o livro com os desenhos e textos de vocês está na minha mesa. Foi um presentão, que me deixou boba de alegria. Outro presente foi ter estado com vocês, com sua vivacidade e seu entusiasmo pela filosofia. Por meio da motivação de vocês, eu fiquei mais entusiasmada. Fiquei feliz em ver que vocês também se manifestaram pela reciclagem e pelo não consumo. Agradeço a cada um e a professora Nadya e quero desejar que, no dia da criança, possam ir com alguém bacana a praças e parques, correr, jogar, brincar com amigos... e até ficar um tempo sem fazer nada. Que tal deixar na grama e ver os desenhos das nuvens? se alguém fizer isso, conte para mim como foi!

beijos
Nazareth

Postar um comentário