sábado, 20 de junho de 2009

FILOSOFANDO 2

SÓCRATES (470 antes de Cristo)

Filósofo da Antiguidade, filho de um escultor e de uma parteira,nasceu num subúrbio de Atenas, na Grécia. Foi professor de Platão que ainda vamos conhecer. Ele entendia que o aluno, ao responder uma pergunta feita por seu professor, descobriria "por si mesmo" a resposta, raciocinando suas próprias verdades.


"Sendo muito, muito esperto
Queria conhecer o certo
E evitar o que era errado.
Mas, quanto mais ele buscava.
Mais ainda perguntava."

"Eu? Sabido?
Por Zeus!! Não é difícil entender!!!
Os outros, que também não sabem nada,
pensam TUDO saber.
Eu, UMA coisa eu sei:
EU SEI QUE NADA SEI!"



Por cutucar as certezas que todos tinham nessa época, Sócrates foi condenado a morte no ano de 399 a.C.

E aí pessoal?
Que tal esse nosso amigo?
Pergunto a vocês se quando dizemos que temos certeza das coisas, será que temos mesmo??

17 comentários:

Pedro disse...

Só sei que nada sei!

aruan disse...

Os livros do filosofando são muito bons porque nos ajudam a pensar

Anônimo disse...

so sei que algumas coisas sei



ASS... maria clara

Anônimo disse...

Eu achei os livros bem legais porque ajudam a gente a pensar em vez de sempre termos a resposta.Eu acho os filosofos muitos inteligentes mesmo dizendo que não sabem nada.

Guilherme

Luiza disse...

Achei muito interessante porque a frase de Sócrates foi bem inteligente e como ele diz "Só sei que nada sei".

Anônimo disse...

Eu adoro filosofar é muito bom e quando eu descobri que isso erafilosofa gostei mais ainda!!!!!!!!

Bjs da Lívia

Fernanda disse...

ADORO essa coleção e é legal para todas as idades!!!

Anônimo disse...

Filosofar é muito bom aprendemos coiosas novas e "eu sei que nada sei"





ass:Sandra T:141

Anônimo disse...

Eu adorei o livro filosofando! A gente fica se perguntando o tempo todo. Por que? Por que? Por que? Mas por que?




Julia D.

Rafael M disse...

gostei muito do filosofando por que faz agente pensa e não ter a resposta (umas pergunas):qual é a meta de viver? por que nós vivemos e depois morremos? (voses podem responde)




Rafael M.

Anônimo disse...

Adorei as duas estorinhas e tri legal estudar as pessoas que foram filosofando.

Denyell

Anônimo disse...

eu gostei muito do filosofando porque ele fas pensar coisas quases emposiveis coisas de cientistas como perguntas inepensaveis


MATHEUS

Anônimo disse...

Eu adorei este livro,porque a gente pensa que sabe tudo, mas quando a gente ve não sabe nada!!!!




bjsssss

Anônimo disse...

O comentario acima è da Giovanna

Anônimo disse...

Maria de Nazareth, nós temos algumas perguntas para lhe fazer:
1°- Quantos livros você já fez??

2°- Quando você escreveu o seu primeiro livro??? E com quantos anos??

3°- Para você, qual foi o livro mais divertido que você escreveu??

4°- Aonde você procurou as histórias dos filósofos para escrever os livros??

Beijos e Abraços da Natália e Victória da Turma 141!!

Anônimo disse...

Gostei muito de Sócrates,porque além de ser um dos primeiros filósofos do mundo,ele era honesto porque todas as pessoas da Grecia falvam-eu já sei tudo,não existe mais nada para saber nesse mundo,eu sei do que a terra e feita do que é o amor a esperança etc..-portanto entrou Sócrates no mundo e ele pensou e pensou sobre tudo que o resto das pessoas falavam-eu sei,a eu tambem sei-e ele pensou mais ainda e ele se questionava sobre isso,e ele chegou a uma conclusao honesta e disse-SO SEI QUE NADA SEI-obrigado Sócrates por tudo.


Luca Figueiredo Sevante

Anônimo disse...

O blog tá mais legal do que antes e tem coisas mais legais!!!!

bjssss Maria Eduarda
De Brasília

Postar um comentário