quarta-feira, 10 de junho de 2009

FILOSOFANDO 1

RENÉ DESCARTES (1596-1650)

Foi um dos filósofos mais importantes da história da filosofia. Queria ter certeza de tudo o que lhe acontecia e viveu pensando sobre isso.
O mundo que percebia através da VISÃO, do OLFATO, do TATO e da AUDIÇÃO, lhe causava uma enorme dúvida, tanto que achava que era tudo ilusão, como na cena da poça d'água, lembram?
Essas dúvidas ativavam o seu pensamento, pensando...pensando.......pensando...............
Bom, mas, além de duvidar de tudo, buscava as respostas para suas dúvidas, queria ter CERTEZA dos acontecimentos, assim como em matemática temos certeza que 2 + 2 = 4.
Acabou encontrando uma certeza: "Penso, logo existo". Pois, se pensamos sobre o mundo, sobre a vida, sobre a natureza, sobre este texto, por exemplo, que vocês estão lendo, mesmo que o pensamento não seja adequado à proposta, ou as respostas não sejam as esperadas...estamos pensando, portanto...existimos.

Muito bem...Depois de ler tudo isso, de lembrar da nossa conversa na biblioteca, gostaria que comentassem sobre seus pensamentos a respeito do moço filósofo, certo?

Estou esperando... Beijos e abraços

Ah! Pensem bem!!!!!!

25 comentários:

Anônimo disse...

Professora Nadya e colegas, eu as vezes me indentifico com o filosofo RENÉ DESCARTES, porque eu tambem me pergunto muito, sobre as coisas que não sei a resposta.

beijos da Victoria Dutra

Anônimo disse...

Eu gostei do filosofo Rene Descartes por que imagina,se o nada nao pensa o nada nao existe e se nao somos o nada podemos pensar logo existir e eu tambem penso varias e varias coisas e nao sei a respostas portanto muito obrigado Rene Descartes

ass:Luca Figueiredo Sevante

TURMA 141/2009 LA SALLE SÃO JOÃO disse...

Queridos Luca e Victória!
Os comentários que fizeram são pertinentes, sem dúvida!
Realmente, o NADA não pensa, nós pensamos...e muito. O desafio está em encontrar as soluções possíveis para nossas dúvidas. Contem sempre comigo, mesmo quando estiverem longe da 4ª série.
Beijos!
Professora Nadya

Maria de Nazareth Agra Hassen disse...

Olá, turma 141 e professora Nadya. Adorei estes post sobre Descartes, e adorei todo o blog de vocês. Quando escrevi este livrinho, tinha em mente (pensava, logo existia)crianças filosofinhas como vocês. abraços e também contem comigo para criarmos boas questões filosóficas!

TURMA 141/2009 LA SALLE SÃO JOÃO disse...

Querida Escritora Maria de Nazareth!
Muito Obrigada por sua participação! Que bom estarmos tão pertinho assim. Vamos nos comunicar por aqui e aproveito para lançar um convite: poderia nos visitar qualquer hora dessas, quem sabe? É pensando que existimos, porém, sei que todos vão adorar vê-la ao vivo e a cores...Que tal?
Beijos
Nadya

Anônimo disse...

Maria de Nazareth, obrigado pela sua participação no nosso blog, ah! não se esqueça de continuar nos visitando e mandando comentários!!

mil te abraços da Victória (Turma 141)

Luiza disse...

Maria de Nazareth,muito obrigada pelo seu comentá e eu adorei a frase final"Quando penso,logo existo."

Anônimo disse...

Obrigado Maria de Nazareth gostei muito do seu livro sobre Rene Descartes,ele e fantastico e voce tambem muito obrigado Maria de Nazareth.


ass:**************Luca***************

Anônimo disse...

gostei muito do seu livro maria de nazareth e incluzive da fraze ``quando pensso logo existo``




Rafael M.

Anônimo disse...

Penso,logo esisto!
Pedro

Unknown disse...

Filosofar é bom, muito bom!... Faz a gente pensar sobre o nosso pensar(Filosofar). Você já pensou sobre isso?



Bjs,
Ana Carla, mãe do Bruno.

Anônimo disse...

eu gostei muito do filosofando porque a filosofia é usada para descobrir grandes descobertas como:so sei que nada sei


MATHEUS

Anônimo disse...

Eu sempre ai me perguntando:por que eu exito?; se eu nao existise eu seria o que?
e eu nao sabia que isso era filosofar e quando eu soube ai que emoção!!!!!!!!!!!!

Bjs da Lívia

Anônimo disse...

Eu sempre me pergunto:por que nasci?;se eu existo?;se eu estou sonhando ou se estou acordada?
e eu não sabia que era filosofar e quando eu soube fiquei muito comtene!!!!!!!!!


ASS....Júlia vianna....!!!

Anônimo disse...

eu adorei a história

bijao da fernanda fedatto

yan disse...

Eu achei muito interesante o filozofando1.
bjs yan

Anônimo disse...

Eu gostei muito do filosofando!!!
Eu gostaria de comentar que eu peguei um livro chamado: "A centopeia que pensava." E sobre uma centopeia que pensava grande e pequeno pençava sobre estrelas e formigas. e muito divertido!!!



Julia D.

João Pedro disse...

Eu achei o fisolovado muito iteresante e eu
tambem não sei o que é realidade ou ilusão


bejos

Anônimo disse...

Adorei conhecer o René Descartes, pois ele me encinou muito.

Beijos e Abraços da Natália!!

Anônimo disse...

eu adorei o livro do rene descartes

Anônimo disse...

denyell

o de cima

вяυησ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
вяυησ disse...

Muito legal o "Filosofando 1 com o René Descartes" !!!
Adorei!

Anônimo disse...

filosofando é muito enteresante adorei
melissa

Anônimo disse...

filosofando e muito eteresante adore
Melissa

Postar um comentário