quarta-feira, 13 de maio de 2009


História de La Salle
São João Batista de La Salle nasceu em Reims, na França, aos 30 de abril de 1651, numa época de riqueza para poucos, e de pobreza, principal-mente educacional, para muitos.
Desde os 10 anos, queria ser padre. Iniciou seus estudos no Colégio dos Bons Meninos, em sua cidade natal. Realizou, depois, estudos de Filosofia e Teologia na Universidade de Reims e na Sorbona, em Paris.
Aos 27 anos foi ordenado sacerdote. Seu sonho era ser um bom pároco. Mas Deus o encaminhou para a missão de criar escolas para crianças pobres. Para isso teve de preparar educadores. Reuniu os professores em comunidade, e os tornou religiosos educadores leigos, consagrados a Deus no serviço da educação humana e cristã da infância e da juventude. E esses educadores passaram a se chamar “Ir-mãos das Escolas Cristãs”. Aqui, no Brasil, são conhecidos por Irmãos Lassalistas. Ao falecer João Batista de La Salle, aos 68 anos de idade, em 1719, o Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, por ele fundado, estava presente em diversas regiões da França. Seu trabalho foi tão lindo que se espalhou pelo mundo inteiro!
.
La Salle, por sua vida e ação em prol da educação humana e cristã da infân-cia e da juventude, foi proclamado santo, em 1900, pelo Papa Leão XIII e, em 15 de maio de 1950, o Papa Pio XII o proclamou Padroeiro Universal dos Educadores. O Governador do Rio Grande do Sul, Ildo Meneghetti, no uso de suas atribuições, o declarou Patrono do Magistério Público do Rio Grande do Sul, em 1954.

Para Refletir:
- O que mais lhe chama atenção na história de La Salle?
- Se La Salle vivesse nos dias de hoje, que tipo de educador ele seria?

7 comentários:

Anônimo disse...

Nadya e colegas para mim La Salle fez muito, ele foi responsável pela educação de varias crianças que não tinham como pagar as outras e escolas; crianças que mal tinha aprendido a ler aprenderam com La Salle!!

Vi´ctória Dutra de O. Tomás

nilo disse...

Eu acho que La Salle foi muito importante p/ quem não podia pagar colégio.

Ele seria um ótimo educador de colégio La Sallistas.

Nilo F. F. Guizzardi

Anônimo disse...

tenho estudado muito sobre Sao João Batista pois ele foi muito bom para todos reso por a oraçao dele denoite assi melissa

Luiza disse...

Ele é muito bonito e inteligente

Anônimo disse...

Eu acho que são joão batista de la salle foi um homem muito educado pena que ele n conseguiu ser professor.Eu agradesso por as escolas que ele construiu prinsipalmente por lassale São joão.


abraços Rafael M.!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Que pena que Sao Joao Batista de La Salle morreu muito sedo mas ele fez varias escolas


bjsssssssss Maria Eduarda

De brasilia

***ℓυιzα.ℓ.ℓα¢ανα*** disse...

Eu acho que ele não foi injusto com os pobres e sempere achava nós todos iguais

Postar um comentário