domingo, 29 de março de 2009

REVISANDO AS NOVAS REGRAS ORTOGRÁFICAS

A Língua Portuguesa ganhou novas regras de Ortografia. O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em 1990, aproxima a escrita da língua da fonética, uniformizando a escrita nos oito países onde ela é falada oficialmente - como Brasil, Portugal e Angola. Entre as mudanças, estão a incorporação do”k”, do “y” e do “w” ao alfabeto, que passa a ter 26 letras; a eliminação do trema e a queda do acento diferencial em algumas vocábulos. A reforma ortográfica já pode vigorar, mas ainda não há data definida para sua implementação.

ACENTUAÇÃO 1. O acento diferencial permanece em “pôde” e “pôr” (conjugação do verbo poder), mas deixa de existir em: - “pára” (conjugação do verbo parar); - “péla” (conjugação do verbo pelar); - “pêlo” (substantivo); - “pêra” (substantivo); - “pólo” (substantivo).
2. Os vocábulos terminados em “ôo” e “êem” perdem o acento circunflexo, como na conjugação do presente na terceira pessoa do plural dos verbos “crer”, “dar”, “ler”, “ver” e derivados. Passa-se a escrever “creem”, “deem”, além de “enjoo” e “voo”. 3. As palavras “idéia” e “heróico” perdem o acento agudo. O mesmo se repete em todos os vocábulos com encontros vocálicos abertos e proparóxitonas (a sílaba forte é a penúltima). O acento agudo também some de hiatos tônicos em palavras paroxítonas como “feiúra”. Quando a sílaba tônica estiver no final de verbos conjugados terminados em “gue”, “gui”, “que” e “qui”, o acento agudo também será eliminado, como em “apazigue” e “averigue”. ALFABETO Passa a ter 26 letras com a incorporação do “k”, do “y” e do “w”. HÍFEN Permanece nas palavras compostas, antes de palavras começadas com “h”, após os prefixos “ex” e “vice” e também quando os prefixos terminarem em “r”, como em “hiper-realista” e “super-interessante”. Ele ainda passa a existir quando o prefixo terminar com a mesma vogal com a qual o termo seguinte inicia, como o caso de “micro-ondas”. No entanto, o hífen vai ser suprimido quando o prefixo terminar em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente, como é o caso de “autoestrada” e “antieconômico”. Além disso, quando o segundo termo começar com “s” ou r”, essa consoante deve ser duplicada, como em “antirreligioso” e “ultrassom”. GRAFIA Afeta principalmente o português lusitano. As letras “c” e “p” saem dos vocábulos nos quais não são mais pronunciados, como em “óptimo” e “baptismo”. Também será eliminado o “h” mudo antes de palavras que não tem a letra em seu radical, como “herva” e “húmido”. TREMA Deixa de existir. Nomes próprios e derivados de línguas estrangeiras permanecem com o sinal. fonte: http://www.opovo.com.br/opovo/vidaearte/723227.html


Para explicar o que muda na Língua Portuguesa, o portal disponibilizou no seu canal Educação (http://educacao.ig.com.br) um guia especial que detalha tudo o que os países que têm a língua portuguesa como língua materna passarão a adotar em seus livros escolares e no uso comum das palavras.

Entre as mudanças do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa está o fim do uso do trema, a volta das letras K, W e Y ao alfabeto, a remoção dos acentos agudos em palavras paroxítonas cujas sílabas tônicas sejam ei e oi (como em jibóia, Coréia, jóia, que viram jiboia, Coreia e joia) entre outros.

No link http://educacao.ig.com.br/acordo_ortografico é possível fazer o download de um manual com as novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

28 comentários:

Anônimo disse...

nos achamos muito interessante sobre as novas regras ortograficas.
vai ser meio dificio para se acustumar mas agente vai ter que lenbrar das novas regras, mas vai que vai! Julia e Maria Clara

Anônimo disse...

A nova reforma Ortográfica é bem interessante pois fala de um novo jeito do nosso português.
Nós devemos nos acostumar com isso pois será rígido,sempre devemos usar as palavras certas.É muito legal ter uma nova regra porque nós temos um aprendizado melhor, os professores tem uma nova língua para ensinar.

Victória e Natália.Turma141

Anônimo disse...

A professora Nadya é muito,muito,muito,muito legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

BJS,



"""""""""""""""BRUNO ROCHA GIOZZA""""""""""""""

Anônimo disse...

Oi, Turma 141. Parabéns pelo Blog! Espero que seja muito útil e ajude vocês. Vou ficar acompanhando as novidades. Beijos para todos. Até breve.

Carla, mãe do Bruno Rocha Giozza

Anônimo disse...

baaa turma o tema de matemática , nao tava dificil hoje?

mas eu fiz tudo

bjs da fefinha!!!!!!!

Anônimo disse...

Eu tenho uma pergunta para voces

tenho uma enxada,uma pá e uma foice.quantas ferramentas eu tenho?

espero respostas da turma no blog ou na aula.

bjs da fefinha!!!!!!!

Anônimo disse...

A 4ª serie e bem complicada gente vamos estudar
***Maria Clara***

TURMA 141/2009 LA SALLE SÃO JOÃO disse...

Querida Fefinha! Peço a gentileza de fazeres essa charada amanhã em aula, certo?
Beijão da Profe Nadya

TURMA 141/2009 LA SALLE SÃO JOÃO disse...

Querida Carla, mãe do bruno! Muito obrigada pela participação e pelo envolvimento. Estaremos sempre ligadas por este espaço!
Abrãção Nadya

Anônimo disse...

Querida Fefinha vou responder sua charada
Tu tem tres ferramentas a não ser que seja outro resultado!!
Bijooo Grande!!!Nati

Anônimo disse...

Eu não gostei muito da nova ortografia,ela è muito dificil.Mas com a profe NADYA eu vou aprender direitinhooo!!!!

Ass:Giovanna

Anônimo disse...

Estive aqui.
Gostei dos comentarios
Maria Clara

Anônimo disse...

nossa as novas regras ortograficas sao muitas vai ser dificil decorar tudo isso
beijos Livia

Anônimo disse...

As regras ortogaficas sao muito complicadas
só estudando 24h para decorar tudo hehehehe
Bjs da Lívia

Rosana lima disse...

Oi turminha 141...
Sou Rosana,mãe do Eduardo ..
Pois é,realmente essa nova ortografia não é fácil....Mas estão no colégio para aprender,e tenho certeza que vão ...fiquei tranquilos..
Parabens a turma pelo Blog e a prof Nadya um abraço..Com carinho...
E qualquer coisa que a turma precisar estaremos a disposição.Rosana e Marcelo.

Anônimo disse...

tirei o gesso ai que alivio mas ainda ta doendo mas vou em frente agora ninguem vai ter que fazer tudo para mim se presisa de força nessa hora
BjS Da mArIa cLaRa

Anônimo disse...

Eu não gostei desta nova lei ortográfica é muito blábláblá. Pedro.

Anônimo disse...

As novas normas de ortografia talvez causem alguma confusão no começo. Mas é questão de tempo e todos vão se acostumar. Eu mesmo, quando era estudante, em 1972, também convivi com uma mudança ortográfica daquela época. No começo foi um pouco complicado, pois não tínhamos certeza se algumas palavras que escrevíamos estavam corretas ou não. É só ter um pouco de paciência e a gente se acostuma.
Carlos, pai do Pedro Allgayer.

BRUNO ROCHA GIOZZA disse...

Fefinha,eu tenho a resposta da tua charada!(a Natália tava errada,eu acho!)

R.:Se for uma "perna inxada",são duas ferramentas e $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
(dinheiro)para comprar "GELOL"!!!!!!!!!!!!!!!!!



Bjs,



**************BRUNO ROCHA GIOZZA***************




Ah!Depois,me diz a resposta na aula!!!!!!!!!!!

*******BRUNO ROCHA GIOZZA******* disse...

Fefinha,2ª-feira(dia 13/04/2009) me diz a resposta da tua charada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Certo?


Bjs,



*************BRUNO ROCHA GIOZZA****************

Anônimo disse...

As novas regras ortográficas são muito chatas. Bibiana(irmã do Pedro)

Lívia disse...

as novas regras sao complicadas de mais

Anônimo disse...

Eu, mãe de uma aluna ( pessoa muito querida minha, rsss), Declaro amei a aprensetação deste ano do nosso dia "As Mães", quero dizer que o esforço é notado no simples, Profe simplesmente estava ótimo, obrigada pela atenção e carinho, sei que o pintor sempre ama suas obras, os senhores professores amam as nossas obras tb..."nossos filhos"...
um beijão da mamãe Anômima-Lica

João pedro disse...

EU adorei a nova ortográfia mas é blá blá blá de mais bjsssss
João Pedro.

Anônimo disse...

A s novas regras ortograficas sao muito complicadasse tiver alguma pessoa que gortou disso só pode ser louca é muito assento que cai letras entrando no alfabeto que confusao!!!!!!!!
Bjs da Lívia

Anônimo disse...

Agora que eu já estou um pouco acostumado com a nova regra ortográfica não estou achando tão chato assim más um pouco ainda.

Pedro

Anônimo disse...

AS REGRAS ORTOGRAFICAS ESTAO MUITO COMPLICADA ALGUMAS PALAVRAS QUE TINHAM ACENTO JA NOS ACOSTUMAMOS ' POR ISSO TEMOS QUE PRESTAR ATENÇÃO AGORA PARA NAO ESQUEÇER DE BOTAR ALGUNS ACENTOS E TAMBEM PARA NÃO ESQUEÇER DEW TIRAR ALGUNS EXEMPLOS ... MAS TA OTIMA SIM VAI DAR PARA APROVEITAR BASTANTE ESSA NOVA REGRA .....


BJÃOOOO PRA VCS ... LILIAN MARIA DE SOUZA ♥

Anônimo disse...

AS REGRAS ORTOGRAFICAS ESTAO MUITO COMPLICADA ALGUMAS PALAVRAS QUE TINHAM ACENTO JA NOS ACOSTUMAMOS ' POR ISSO TEMOS QUE PRESTAR ATENÇÃO AGORA PARA NAO ESQUEÇER DE BOTAR ALGUNS ACENTOS E TAMBEM PARA NÃO ESQUEÇER DE TIRAR ALGUNS ACENTOS... MAS TA OTIMA SIM VAI DAR PARA APROVEITAR BASTANTE ESSA NOVA REGRA .....


BJÃOOOO PRA VCS ... LILIAN MARIA DE SOUZA ♥

Postar um comentário